Quanto engordar na gravidez- Colunista Roberta Soares




Tenho lido várias mães na rede social preocupadas com o aumento do peso durante a gravidez. Essa preocupação é bem comum.
Eu no inicio estava engordando um quilo por mês e muito feliz, pois já estava acima do peso quando engravidei. Mas no final da gravidez relaxei e engordei ao todo 24 quilos.
Mas qual o peso ideal?
O ganho recomendável estará de acordo com o IMC antes da gravidez (índice de massa corporal=peso em kg/altura ao quadrado em metros). Para uma gestação saudável o ideal é o IMC estar entre 20 e 25 para evitar possíveis complicações, como hipertensão, pré-eclâmpsia, diabetes gestacional ou que o bebê nasça pequeno no caso de baixo peso.
Caso você esteja grávida e fora da faixa ideal não se preocupe, podes tomar atitudes que ajudem a diminuir os riscos e manter a gestação saudável.

Com a tabela abaixo podes acompanhar o ganho de peso durante a gestação:

Segundo o livro “O que esperar quando você está esperando” (10ª edição, Editora Record) em média a gestante com peso ideal deve ganhar 2 quilos no primeiro trimestre, cerca de meio quilo por semana do quarto ao oitavo mês (10 kg) e no nono mês de 500g a 1 kg.

Conforme figura somente com a gravidez já engordamos cerca de 14,5 kilos


.

Dizem que aquelas que amamentam exclusivo e em livre demanda conseguem emagrecer tudo e mais um pouco em semanas. No meu caso que dei complemento, emagreci só um pouco...Então amamente muito!!!

O mais importante é manter o ganho de peso constante, sem oscilações bruscas nem para mais nem para menos. Não faça dietas e nada de comer por dois! Controle o peso e tenha uma dieta saudável!!!
E você quanto engordou??? 




Comentários

  1. Hum esse assunto muito me interessa

    Primeira gravidez, pesava 51kg engordei 17,5kg fiquei com 68,5 amanetei e perdi 19kg fiquei um palito rs

    Segunda gravidez, pesava 56kg engordei 13kg, fiquei com 69, amanetei perdi 9 kg depois que parei de amamnetar voltei a engordar, fiquei com 66 é o ó

    Terceira gravidez, pesava 67kg estou com 20 semanas e ainda engordei 2kg, estou me segurando já que na última o que ganheinão perdi.

    bjus

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post... Super instrutivo, eu engordei 14 e ainda estou na luta para perder estes quilinhos. Na próxima vou me controlar muito mais... Bjs
    Vivi e Isaac
    http://isaacparasempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tb tento me livrar dos meus!!! Mas pelo jeito me adoram!!! Bjs
      http://matheusmeucoracao.blogspot.com.br

      Excluir
  3. Parabéns, muito bom o post!

    Um assunto muito delicado e extremamente importante!

    Antigamente diziam que a mãe precisava comer muito pois precisava alimentar-se por dois! Hoje sabemos que não é preciso absolutamente nada disso, apenas uma alimentação saudável e balanceada e, com a autorização do médico realizar algum exercício físico é possível uma gravidez maravilhosa, manter o peso! Mas não é fácil né?!?

    Beijos,
    Família Recanto
    www.recantodasmamaesblogueiras.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza não é fácil. Eu me deixei levar no final. E os quilinhos se apegaram, não me deixam!!! Bjs
      http://matheusmeucoracao.blogspot.com.br

      Excluir
  4. O importante é fazer o possível para manter uma gravidez saudável pros dois: mãe e bebê claro sem deixar de dar a exclusividade para a criança. Mas a gestante não pode deixar de se cuidar independente de padrões estéticos e sim por sua saúde e qualidade de vida durante e após gestação.
    http://noundergroundquehabito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Jessica. Bjs
      http://matheusmeucoracao.blogspot.com.br/

      Excluir

Postar um comentário

Fico muito feliz com a sua visita e o seu comentário!!!
Volte sempre que desejar!!!
Beijocas

Postagens mais visitadas deste blog

Sorteio em parceria com Kitchen Care

Resenha DVD Bebê Mais

Festa Carros da Disney: Decoração para festa infantil com tema Carros