Dormir bem e melhor durante a gestação, confira alumas dicas!

Dicas para dormir bem e melhor durante a gestação

Olá mamães de plantão, tudo bem???Quando a barriguinha começa a crescer nós começamos a ter dificuldades para dormir, para muitas mamães isso se torna quase impossível não é mesmo?!Já no final da gestação não conseguimos achar uma posição confortável para dormir, lembro que eu passei muito trabalho e ainda fazia noites muito quentes em pleno mês de janeiro que era o meu último mês de estação.Então confira algumas dicas de como dormir bem e melhor durante a gestação que achei na internet:

como dormir bem

Primeiro trimestre
Nessa fase a gestante se sente mais cansada e sonolenta. 
Isso se deve em parte ao aumento da produção do hormônio progesterona. Se você tiver muito sono durante o dia, pode acontecer de sofrer com insônia à noite, uma queixa bem comum das grávidas. Alterações hormonais também causam enjoos e azia, outros incômodos do período. Sem falar no aumento da frequência urinária, que faz o sono ficar todo picotado por causa das idas ao banheiro.
Para amenizar: tire cochilos pequenos durante o dia e diminua a ingestão de líquidos à noite.
Segundo trimestre
Geralmente é o período mais tranquilo, tanto do ponto de vista de sintomas da gestação, como de qualidade do sono.
Terceiro trimestre
Com o aumento do tamanho da barriga, fica difícil achar posição confortável. 
Os bebês mexem muito – o que é saudável, mas tira o sono da mãe. Por causa do volume abdominal, a bexiga fica diminuída, então a mulher tem novamente a necessidade de ir ao banheiro mais vezes. A síndrome das pernas inquietas também é comum no último trimestre. Ronco e distúrbios respiratórios podem aparecer e devem ser discutidos com o obstetra, porque podem estar associados a situações mais sérias, como a pré-eclâmpsia. Para completar, tem toda a ansiedade em relação à hora do parto que se aproxima. Tudo isso pode alterar a qualidade do sono da gestante e provocar insônia. É muito importante que você divida essas questões com o obstetra, para tirar dúvidas e resolver os desconfortos quando possível.
Para amenizar: recomenda-se deitar do lado esquerdo e com um travesseiro entre as pernas. Também dá para usar outro travesseiro pequeno para apoiar a barriga. Para a síndrome das pernas inquietas, massagens relaxantes ajudam. Ainda vale a orientação de diminuir a ingestão de líquidos perto do horário de dormir. E, com relação à insônia, o importante é procurar fazer atividades mais tranquilas à noite, não ingerir alimentos pesados e conversar com amigos e familiares sobre seus medos e angústias.
Em qualquer fase
  • Faça a última refeição até às 20 horas.
  • Prefira pratos leves e de fácil digestão. Tenha uma dieta fracionada, coma pouco, a cada 3 horas.
  • Evite bebidas cafeinadas após as 19 horas
  • Evite exercício físico depois das 18 horas, mas faça alguma atividade como hidroginástica, que ajuda a relaxar.
  • Reduza a luz ambiente. Isso ajuda o cérebro a secretar a melatonina, o hormônio do sono.
  • Deixe as preocupações do lado de fora do quarto
  • Faça atividades agradáveis, como ouvir música ou ler, mas fora do quarto de dormir.
  • Se possível, tire um cochilo, mesmo que curto, durante o dia (20 minutos já ajudam bastante).
Espero que tenham gostado das dicas  para dormir bem durante a gestação.
Beijocas!!!

Fontes consultadas: Alvaro Pentagna, coordenador do Serviço de Neurologia do Hospital São Luiz Itaim (SP) e Helena Hachul de Campos, ginecologista do Instituto do Sono (SP).

Comentários

  1. Shairane dicas preciosas, ao passar dos meses a mulher fica sem uma posição certa pra dormir, essas dicas vão ajudar muitas mamães, beijos.

    ResponderExcluir
  2. Os últimos meses são mesmo complicados com o tamanho da barriga e as idas frequentes ao banheiro, sem falar que eu sentia muito calor a noite, sorte meus últimos meses terem sido no inverno! Adorei as dicas com certeza vão ajudar muitas mamães!"
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Snif...ainda não chegou a minha vez de desfrutar desse momento maravilhoso da mulher...
    Ótimas dicas para as futuras mam~es.
    bjs

    WWW.PAINELPARACONGRESSO.COM

    ResponderExcluir
  4. Quantas dicas não sabia dos horários para
    comer e fazer exercícios
    e também para tomar café
    muito interessante, muitas vezes
    não sabemos de algumas coisas
    que poderia sim fazer a diferença em nossa
    gravidez

    Linda Tarde!!
    beijokas da Nanda

    Mamãe de Duas

    ResponderExcluir
  5. No finalzinho da gravidez não é nada fácil dormir!Lembro que eu ficava sentada, não tinha mais posição!
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Nos últimos meses de gestação fica mesmo complicado dormir bem, adorei as dicas.
    Beijos
    Adri

    ResponderExcluir
  7. Poxa vida, gravidez é linda mais a mãe passa cada sufoco ne, minha mãe diz q dormia quase em pé kkk pq se deitava eu não ficava quieta, e eu fui a que menos cresceu a barriga dela. Será q os bebês ficam desconfortáveis tbm em certas posições ? Mas é ótimas as dicas, quem sabe facilita a vida das gestantes nessa fase complicada ... bjos

    ResponderExcluir
  8. Muito boa essas dicas , eu passei por três gravidez e nos ultimos meses era muito incomodo a hora de dormir , não é qualquer posição que fica legal ou que se pode dormir , sem contar na ansiedade , falta de ar , nossa é tanta coisa que nem gosto de lembrar rsrsrs

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Sua postagem me fez lembrar de um filme com Jeniffer Lopes, onde ele acha que nunca vai conhecer ninguém faz inseminação artificial e assim que engravida conhece um cara, e ele sofre no período da gravidez porque ela prefere dormir com esse travesseiro gigante que é mais confortável do que com ele rsrsrs. E ótimas dicas para mães de primeira viagem, muita coisa nova acontece e é sempre bom saber.
    Blog Com Mãos de seda // Fan Page do Blog // Grupo do Blog

    ResponderExcluir
  10. Nossa relembrei tudo que passei lendo seu post rrsrr
    Nos primeiros meses foi bem tranquilo na hora de eu dormir , a barriga ainda era pequena né?
    Mas nos últimos meses eu quase neim dormia, não tinha posição que me deixasse melhor, sofri um pouco rsrs
    Mas graças a Deus deu tudo certo.
    E essas dicas são bem legais e importantes
    bjs

    ResponderExcluir
  11. Boas dicas, na verdade aplicaria a várias pessoas, não só as gravidinhas...
    Algumas amigas já reclamaram dessa fase, mas dizem que depois compensa.
    Gostei, muito legal!
    Blog ArroJada
    Ganhe Batom Líquido Dailus + Brincos
    Divulgação de Blogs

    ResponderExcluir
  12. Boas dicas, muitas não conhecia!!

    No final da gravidez não dormir nada..rs

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Quando a barriga começa a crescer começam os incomodos!! Eu adquiri um travesseiro parecido com esse e que me acompanham a gravidez inteira, adorava!!
    Já no fim voltam outros problemas pra dormir... tinha muita azia!!
    Adorei as dicas, bjs

    ResponderExcluir
  14. Adorei as dicas ... aqui quando engravidei eu comecei a me alimentar melhor e a comer a cada 3 horas, e como estava em casa pois parei de trabalhar eu a tarde procurava sempre dormir um pouco ...

    Beijos Mi Gobbato
    http://espacodasmamaes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Nossa no terceiro trimestre eu sofri muito. Sempre dormi de bruços então imagine com o barrigão. Não tinha posição. Da próxima vez vou seguir as suas dicas

    http://meus-sonhos-meus-pesadelos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Nao passei por isso ainda, mas se tem uma coisa que as gestantes reclamam é a posição para o sono.
    Ótimas dicas.
    Beijooos

    ResponderExcluir
  17. Dicas super legais e espero que funcione, pq comigo não resolveu nadica de nada! rsrs
    Dormi quase nada a gestação inteira, acho que tô com sono atrasado até hoje! kkkkk
    Bjus

    ResponderExcluir
  18. Que bacana não sabia destas dicas muito bom ...amei

    ResponderExcluir
  19. Fiz muita hidroginástica na minha gestação. Simplesmente amava
    Beijos

    ResponderExcluir
  20. fiz muito pilates e caminhada na gesta}ao e dormi muuiiitooooo

    ResponderExcluir
  21. Menina, eu sempre fui boa de cama, então na gravidez dormia muito bem!

    Mas adorei suas dicas, vou passar para as amigas que tem dificuldade para dormi na gestação.

    Beijos
    Gleysa
    www.demamaeursa.com

    ResponderExcluir
  22. Ótimas dicas para as futuras mamães...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Fico muito feliz com a sua visita e o seu comentário!!!
Volte sempre que desejar!!!
Beijocas

Postagens mais visitadas deste blog

Sorteio em parceria com Kitchen Care

Resenha DVD Bebê Mais

Festa Carros da Disney: Decoração para festa infantil com tema Carros